sábado, 19 de fevereiro de 2011

Música brasileira para crianças

Se você é daquela opinião de que ser jovem não é uma questão que envolve a sua idade, mas o seu estado de espírito, então você poderá se interessar por estas dicas. Se você for professor, pai ou mãe de crianças pequenas, também.

1. Os Saltimbancos 
1977
Os SaltimbancosAu-au-au. Hi-ho Hi-ho!
Miau miau miau. Cocorocó!
O animal é tão bacana
Mas também não é nenhum banana!

Quem não conhece essa musiquinha? O disco é um clássico infantil imperdível. Com música de Luiz Enriquez e texto original de Sérgio Bardotti, a fábula musical teve tradução e adaptação para o teatro de Chico Buarque, e foi produzida e dirigida por Chico e Sérgio de Carvalho. As canções alegres da peça viraram um disco saboroso, com a participação de intérpretes da MPB, como Nara Leão, Miúcha e MPB-4. Os Saltimbancos tem base no conto Os Músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm, e conta a história de quatro bichos que decidem se aventurar na cidade grande para tentar a sorte como cantores.

 

2. Arca de Noé
1980
Era uma casa/ muito engraçada
Não tinha teto/ não tinha nada
Ninguém podia entrar nela não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali


Eis um disquinho fabuloso que nasceu da parceria de Toquinho e Vinicius de Moraes. Arca de Noé é uma coletânea de poemas de Vinicius musicados por Rogério Duprat e Toquinho. Assim como em Os Saltimbancos, há canções sobre bichinhos, e muitas das faixas viraram clássicos hits infantis, como essa que eu transcrevi acima, A casa. O disco também tem a participação de grandes nomes da MPB como Chico Buarque, Eliz Regina, Milton Nascimento, MPB-4, Clara Nunes, Toquinho, Frenéticas e Tom Jobim.

3. Casa de Brinquedos

 1983
Casa de BrinquedosSou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o bê a bá
Em todos os desenhos coloridos vou estar
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E o sol a sorrir no papel


Deste eu posso falar por experiência própria: foi o meu disquinho favorito na infância. Hoje tenho ele em CD, já dei outro de presente para a minha afilhada, e guardo o LP com carinho em casa. Casa de Brinquedos marcou a parceria de Toquinho e Mutinho, e lançou canções lindas como O caderno (a do trechinho acima), interpretada por Chico Buarque. Vale a pena ter um desse em casa, o disco mescla músicas tranquilas e alegres, e tem vozes de Simone, Moraes Moreira, Roupa Nova, entre outros.



4. Canções de Ninar - Palavra Cantada 
1994
Canções de NinarA chuva cai faz ti lim
O sapo coacha cha
O sino bate dim dom
Eu canto la la la la

(A Chuva, de Sandra Peres e Paulo Tatit)


Os CDs produzidos pela dupla Sandra Peres e Paulo Tatit são para agradar pais e filhos. Eles resgatam a sonoridade das antigas canções de ninar e de roda, criando um repertório de canções muito boas de ouvir e cantar. Canções de Ninar contém músicas para trazer aquele soninho e muita tranquilidade para a criança na hora de dormir. O disco recebeu Prêmio Sharp em 1994. Além das interpretações de Sandra Peres e Paulo Tatit, o CD tem as vozes de Ná Ozzetti, Arnaldo Antunes e Mônica Salmaso, entre outros. O selo Palavra Cantada tem um site bacana com outros discos temáticos para crianças, acesse aqui.

5. Adriana Partimpim - Adriana Calcanhotto

 2004
Adriana PartimpimEu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo
(Fico assim sem você, de Abdullah e Cacá Moraes)

Quem não aprendeu a cantar essa musiquinha? Adriana Calcanhotto produziu para crianças sob o heterônimo de Adriana Partimpim (seu apelido quando criança), e fez sucesso. O CD traz algumas canções que ficaram lindas na voz da cantora, como Fico assim sem você, Saiba, Oito anos e Ciranda da bailarina. Acesse o site do álbum e divirta-se com o colorido e os versos de Partimpim.

6. Acalantos - Bia Bedran

 1998
AcalantosBoi, boi, boi
Boi da cara preta
Pega esta menina que tem medo de careta

As clássicas cantigas de ninar, ou acalantos, são resgatadas nesse disco de Bia Bedran. Com ilustrações fofas do cartunista Ziraldo, o CD traz composições tradicionais do cancioneiro popular, bem tranqüilas, para a criança relaxar e dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário.